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sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Intertextualidade: uma relação entre textos
Turmas: 8ª1 e 8ª2
Professora: Regina Dias
Disciplina: Português

Após estudos em sala de aula e vídeo-aulas sobre Intertextualidade - quando um texto é criado a partir de referências de outros textos - os alunos produziram seus trabalhos em equipes.

Os textos que receberam como referência foram dois poemas que falavam sobre adolescência: Invasão proibida, de Elias José e Traduzir-se, de Ferreira Gullar - ambos reproduzidos no livro didático - e o trabalho de intertextualidade poderia ser um novo poema, uma música, uma pintura ou colagem, um esquete ou uma apresentação em Power Point.
Na foto acima e ao lado, um dos trabalhos que se destacaram: uma música composta, cantada e tocada por Mário Henrique Gieland e Luan Daniel Sehn. Outros trabalhos se destacaram, como a colagem ao lado  (Alisson França, Bianca de Andrade e Gabriele Tinti, 8ª2),  as apresentações de Power Point das alunas Larissa Laureth e Larissa Wenderlich, da 8ª1 https://docs.google.com/open?id=0Bx-3W9ODr8wCYWQ1MGNjZjItZWQ1Zi00N2ViLWE0NjctOGUzZjlhZjYxODE5 e das alunas Marina Naats, Akriani de Moraes e Júlia Reitz, da 8ª2 e o poema de Idionei Cabral, da 8ª1, que está abaixo na íntegra: 

Ser título? Não invada
(Idionei Cabral)

Que ninguém invada
meu caramujo
Eu não abro
Eu não abro
Não tenho medo do escuro

Que ninguém invada
uma parte de mim
Outra parte é ninguém
Outra parte é assim.

Que ninguém invada
Pensando bem
Só de pensar...
não abro prá ninguém!

Que ninguém invada
que é uma questão de vida ou morte.
E a outra parte
será que é tão forte?

Um comentário:

Maysa Borges disse...

Tenho acompanhado o blog e está muito interessante.os dois texto estudados e vivenciados:Invasão proibida e Traduzir-se são bem próprios da adolescencia.Vi o resultado de um dos grupos que optou pela música e a letra da composição é bem marcada pela idade dos alunos das oitavas séries.Parabéns ao grupo de professoras pelo incentivo a viver...e aos alunos pela criação.

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