Seja bem-vindo ao blog do Izolete! Ele é essencialmente educativo, foi construído com o objetivo de divulgar as atividades realizadas em nossa escola.

sábado, 6 de setembro de 2008

Educação Ambiental

Os alunos das 6ª séries participaram de um passeio muito especial no último dia 03 de setembro. A professora de ciências, Jane Onesko, organizou as atividades em Balneário Camboriú que incluíram visita ao Parque Ambiental e ao Zoológico da Santur.


Para chegar a Estação Mata Atlântica os alunos embarcaram no bondinho. Durante o passeio pelo Parque Ambiental conheceram uma área da Mata Atlântica preservada e aprenderam sobre a fauna e a flora típica da região, acompanhados por monitores especializados.

Com área de 60 mil metros quadrados e cerca de 500 metros de passarelas ecológicas, placas orientam sobre preservação ambiental e fornecem informações sobre os animais e as plantas originárias desse ecossistema.

Pausa para denscanso e também para apreciar a bela vista da Praia de Balneário Camboriú.

Após o almoço os alunos foram conhecer o Zoológico da Santur, ocupando uma área de 39.000 metros quadrados está distribuído da seguinte forma: Mundo das Aves onde podem ser observadas aves das mais diferentes espécies como araras, tucanos, jacutingas, cisnes, flamingos e marrequinhas que dão um espetáculo de rara beleza; Mamíferos onde se destacam várias espécies de macacos, os tigres e leões além dos jacarés. Um Terrário, com várias espécies de serpentes e aranhas completam o acervo. O Aquário, é uma das grandes atrações, contém aproximadamente 50 espécies de peixes de água doce, representados por Pacus, Tambaquis, Tilápias, Carpas coloridas, originárias de todo o mundo. No Museu arqueológico, podem-se observar fósseis de milhares de ano da civilização indígena da região. Provenientes do sítio arqueológico de Laranjeiras merecem destaque ossadas de duas índias grávidas. O Museu oceanográfico apresenta uma grande coleção, com espécies raras de peixes, moluscos, crustáceos, algas e corais.






2 comentários:

Regina Dias disse...

Achei a matéria linda e o passeio só pode ter sido um sucesso. As sextas séries devem estar felizes por terem realizado um passeio de estudo tão prazeroso - aprender em meio a natureza, observando e respeitando a diversidade da vida. O lugar é realmente lindo. Parabéns Profª Jane - Ciências e Elaine, que escreveu e publicou a matéria.

Anônimo disse...

Foi muito valioso o passeio, além de enriquecer o nosso conhecimento sobre a natureza que é tão importante e ao mesmo tempo tão bela, o lazer não ficou de fora, proporcionando a todos momentos de muita diversão. Espero que na próxima oportunidade mais alunos possam nos acompanhar.
Valeu 6ª série 1 e 2 e muito obrigada Elaine pela sua disposição e companhia.
Abraços profe Jane