Da GERED, recebemos a visita de Simone Malheiros, que discursou na abertura.
Abaixo, veja os trabalhos das turmas com os seus respectivos professores regentes.
Heitor dos Prazeres
Turmas: 3ª1 e 3ª2
Disciplina: Arte
Professora: Patrícia Pacheco Campos
Objetivo: conhecer a obra do artista plástico, compositor e cantor, que retratou a vida simples nos morros e favelas cariocas, ressaltando a cultura negra em seus sambas e pinturas.
Desenvolvimento: os alunos revisitaram as obras do artista e desenharam seguindo o estilo do artista usando a técnica guache sobre tela ou papelão.
Desenvolvimento: os alunos revisitaram as obras do artista e desenharam seguindo o estilo do artista usando a técnica guache sobre tela ou papelão.
Cowparade - Parada das vacas
Turmas: 1ª1, 1ª2 e 1ª3
Disciplina: Arte
Objetivo: conhecer a importância das vacas na cultura hindu, associado ao movimento artístico cowparade, realizado em várias partes do mundo, que ressalta a beleza ddeste animal como suporte para a arte.
Desenvolvimento: o trabalho nasceu na oficina de arte com decupagem sobre balão. A etapa final foi em parceria com os pais que costumizaram as vaquinhas para a nossa parada das vacas.
Comentário da professora: A exposição da Cowparade foi um sucesso, chamando a atenção do público para a beleza e a criatividade das vaquinhas.
Máscaras Africanas
Turma: 4ª1
Disciplina: Arte
Professora: Patrícia Pacheco Campos
Objetivo: conhecer a religiosidade africana, através das máscaras dedicadas aos seus ancestrais.
Desenvolvimento: as máscaras foram feitas com casqueiros de butiazeiros. Foram desenhadas e decoradas inspiradas nas máscaras africanas com a técnica de guache sobre fibra natural
Turma: 2ª¹ e 2ª2
Disciplina: Arte
Professora: Patrícia Pacheco Campos
Objetivo: conhecer a influência da arte africana nas obras de Pablo Picasso, que marcou um período de sua vida artística e que fez parte em uma de suas obras mais famosas - As senhoritas de Avignon.
Desenvolvimento: As máscaras foram desenhadas e depois esculpidas sobre placas de gesso, tingidas e pintadas nas cores mais usadas na África. Comentário da professora: A exposição ficou linda! Representou muito bem o desenho do mestre do cubismo, com a beleza dos traços da cultura africana.
Livro de atividades relacionadas à Copa de 2010
Turmas: 4ª2 e 4ª3
Professora: Jane Roseli Reis
Objetivo: Conhecer a história das Copas, identificar os países no mapa, as datas dos jogos, conhecer e valorizar a cultura do país sede da Copa e acompanhar os jogos.
Desenvolvimento: leituras, interpretação de textos (a história das copas, os mascotes, curiosidades sobre a África do Sul), mapas e a localização dos países participantes, tabelas com as datas e jogos, hino nacional, bandeiras e notícias do jornal, etc. As atividades escritas foram organizadas em um livrinho para apresentação na Mostra.
Comentário da professora: Os trabalhos apresentados foram ótimos, os alunos apreciaram com curiosidade e empolgação. Fizeram um relatório, depois de ter visitado o trabalho de cada turma, do Pré a 8ª série.
África do Sul - Copa 2010
Turmas: 2ª1 e 1ª3
Professora: Francis Nery Uliano
Objetivo: conhecer a alimentação e os animais da àfrica do Sul e a alimentação dos jogadores.
Desenvolvimento: pesquisa na sala de informática, texto no caderno para a apresentação do alfabeto da Copa e quebra-cabeça gigante do mascote da Copa.
A 1ª3 apresentou o quebra-cabeça do mascote da Copa - o Zakumi.
Comentário da professora: Foi maravilhoso! Tivemos a presença de visitantes da Áustria.
Comentário da professora: Foi maravilhoso! Tivemos a presença de visitantes da Áustria.
South Africa: soccer, World Cup, animals
Turma: 5ª2
Disciplina: Inglês
Professora: Rosana Rikel
Objetivo: apresentar o vocabulário relacionado ao futebol; identificar origem e nacionalidade dos atletas participantes da Copa; identificar - nomear - os principais animais da África do Sul (Big Five).
Desenvolvimento: a classe foi dividida em grupos e cada grupo foi responsável em pesquisar um determinado conteúdo. As pesquisas foram realizadas em livros, revistas e sites, com orientação da professora.
Comentário da professora: Todos os trabalhos apresentados estavam maravilhosos, parabenizo a todos os envolvidos pela dedicação.
Aids na África do Sul
Turma: 7ª2
Disciplina: Ciências
Professora: Jane Guilherme Onesko
Objetivo: perceber a principal causa do número de pessoas contaminadas pelo vírus no país.Desenvolvimento: pesquisa sobre o vírus (formas de contágio, sintomas, prevenção e sobre o símbolo - laço vermelho). Comentário da professora: A Mostra teve trabalhos muito interessantes relacionados ao tema, mostrando que os alunos possuem potencial, mas muitas vezes não o usam.
Palavras de origem africana
Turma: 5ª1 e 5ª2
Disciplina: Português
Professora: Regina Dias
Objetivo: Ampliar o conhecimento sobre a influência da língua africana na língua portuguesa.
Desenvolvimento: Pesquisa e produção de caça-palavras e cruzadinhas que foram distribuídas durante a visitação da Mostra. Comentário da professora: As turmas se apropriaram do conteúdo de uma forma fácil e prazerosa. Também gostaram de ver seus trabalhos sendo distribuídos aos visitantes.
Leitura de Lendas AfricanasTurma: 5ª1
Disciplina: Português
Professora: Regina Dias
Objetivo: desenvolver as habilidades de oralidade e leitura e ampliar o conhecimento sobre literatura - lendas africanas.
Desenvolvimento: pesquisa e prática de leitura.
Comentário da professora: Grupos de dez alunos de cada vez se revezavam para ouvir as leituras realizadas com bastante empenho pelos alunos Renan Nardes, Eduarda Alves e Irani Ferrari. Depois, eu fazia uma pequena exploração oral do texto com os alunos ouvintes. Foi muito gratificante ver a roda de leitura de alunos para alunos. Houve muito dedicação e interesse de ambas as partes.
Avenida das Nações - Copa do Mundo 2010
Turma: 4ª1
Professora: Roseli Schmidt
Objetivo: reconhecer as bandeiras dos países que participaram da Copa do Mundo de 2010.
Desenvolvimento: pesquisas sobre as bandeiras e curiosidades, cultura e fatos históricos de cada país, reprodução e pintura das bandeiras. Pesquisa das copas anteriores, onde aconteceu, ano e quem foram os vencedores. Produção de cartazes informativos. Comentário da professora: Os alunos trabalharam com interesse e sentiram a necessidade de descobrir o significado das cores de cada bandeira. Posteriormente espero que possamos suprir essa curiosidade.
Turmas: 6ª3, 8ª1 e 8ª2
Disciplina: Geografia
Disciplina: Geografia
Objetivo: reconhecer as diferentes paisagens naturais existentes na África do Sul.
Desenvolvimento: pesquisas em livros, jornais, revistas e internet; produção de cartazes e maquetes referentes aos principais rios, deserto e savanas africanas. Comentário da professora: A dedicação e o esforço dos alunos resultaram em aprendizagem e bons trabalhos.
Desenvolvimento: pesquisas em livros, jornais, revistas e internet; produção de cartazes e maquetes referentes aos principais rios, deserto e savanas africanas. Comentário da professora: A dedicação e o esforço dos alunos resultaram em aprendizagem e bons trabalhos.
Turma: 1ª 1
Professora: Gisselda Klaumann
Objetivo: identificar no mapa os continentes, os países Brasil e África do Sul, as bandeiras e a seleção brasileira.
Desenvolvimento: produção do mapa-mundi em tamango gigante, identificação dos continentes, pintura dos mapas e das bandeiras da África do Sul e Brasil, com os 26 estados. Pintura das camisas da seleção brasileira com nome e número dos jogadores e colagem ao redor do mapa do Brasil. Comentário da professora: Foi necessário o auxílio de uma mãe na pintura do mapa-mundi. Exigiu muita dedicação e muitas aulas. Alguns alunos superaram as expectativas.
Turma: 1ª 2
Professora: Gisselda Klaumann
Objetivo: Apropriação do alfabeto e ampliação do vocabulário com palavras relacionadas ao tema.
Desenvolvimento: pesquisa de palavras para cada letra e imagens com referência à palavra, ilustração com pintura e colagem. Comentário da professora: Foi um trabalho "fácil", disseram os alunos.
Turma: 6ª 1
Professor: Rodrigo Hahne
Objetivos: verificar matematicamente os gastos realizados com o evento e que poderiam ser aplicados na construção de hospitais e escolas para as classes menos favorecidas da sociedade africana.
Desenvolvimento: pesquisas, cálculos e produção escrita. Comentário do professor: O trabalho realizado foi bom para que os alunos fizessem uma análise das incoerências sociais que por vezes nos assolam sem que percebamos!
O Egito engrandece a África
África do Sul: História, Gastronomia e Características
Turmas: 5ª1, 5ª2 e 7ª1
Disciplina: História
Professora: Bernadete Roczanski Floriani
Desenvolvimento: os alunos das quintas séries construíram réplicas em miniatura do patrimônio cultural do Antigo Egito.
Os alunos da 7ª1 assistiram o filme Mandela, depois pesquisaram os hábitos alimentares dos povos da África do Sul e por último construíram uma maquete da prisão do líder da luta contra o Apartheid, Nelson Mandela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário