Foi realizada, na noite do dia 3 de março, a primeira Assembleia Geral da APP e reunião de pais da 1ª a 4ª série. A diretora, Vanilda A. Bittencourt, abriu a reunião, deu boas vindas a todos e apresentou a equipe de profissional de 2009, os membros da APP e do Conselho Deliberativo.
Falou sobre as metas da escola para 2009: reforma da cozinha, banheiros, cantina, lavação e demais dependências – que já estão em andamento – e instalação da sala de informática, com vinte e quatro computadores. Explicou aos pais, a importância da agenda escolar, do controle do peso da mochila e do uso do uniforme, que foi aprovado em votação na mesma noite. Em relação ao lixo reciclável, os pais concordaram em mandar o lixo já separado.
Informou que as cantinas escolares a partir de agora passarão por licitação, mas enquanto isso, os alunos das oitavas séries comercializarão doces e salgados com a finalidade de arrecadar fundos para a formatura.
Sobre a aquisição do livro de inglês, informou que os alunos primeiro irão fazer uma troca de livros usados entre as turmas. Somente aquele aluno que não conseguiu fazer a troca é que comprará o livro novo.
O Sr. Orivaldo Gazaniga, presidente da APP, tomou a palavra e falou sobre a importância da contribuição escolar, reforçando que a arrecadação será revertida em benefícios para os próprios alunos. Disse também que já foi solicitado à Prefeitura a pintura da faixa de pedestre e o guard-rail para a Rua Centenário, visando à segurança do aluno em seu percurso até a escola.
Após a assembléia, as professoras das turmas do pré-escolar a quarta série se reuniram com os pais para apresentarem o plano de curso para o ano letivo de 2009. (trechos da ata, de Magali Martins Blasius, secretária da APP.)
A professora Gisselda, da 1ª série 2 e 2ª série 1, apresentou aos pais fotos das atividades realizadas no decorrer do ano passado. Seu objetivo foi mostrar os momentos vividos pela turma no ano anterior. Conforme as fotos iam passando, ela ia explicando como a atividade havia sido realizada. Enfatizou a importância de trabalhar com o material concreto. Comentou que no anterior ela havia utilizado como incentivo o método das medalhas, mas que neste ano, sua proposta é trabalhar com o método da sinaleira: no vermelho aparecerá o que as crianças tem dificuldades, no amarelo o que elas precisam melhorar e no verde o que elas estão ótimos. Os pais aprovaram a ideia. Depois, ela falou um pouco sobre o ensino de nove anos. Compareceram ao encontro 35 pais e para a professora o número foi bastante expressivo. (texto de Magali Martins Blasius, secretária da APP)
A professora Izabel recebeu os pais de sua turma, a 2ª série 2. Falou sobre a sua metodologia de trabalho, o uso do uniforme e o material de Artes, disciplina da professora Patrícia, que estava presente ao encontro.
Quando falou sobre o ensino de nove anos, explicou aos pais que os conteúdos serão passados ao aluno com mais tranquilidade, pois ela estará trabalhando com uma turma mais nova, com idade entre sete e oito anos.
Ela pediu autorização aos pais para montar uma lista de telefones da turma, para facilitar o contato caso algum aluno ou pai precise de informações a respeito dos conteúdos. Os pais aprovaram a ideia.
A professora Rose recebeu em sua sala onze pais de alunos da sua turma, a 4ª série 1. Considerou o número pouco expressivo. Ela fez um apanhado geral de como será o ano letivo de 2009.
Informou aos pais que o diferencial do plano para a quarta série é que a turma realizará um passeio a Florianópolis como complementação de estudos sobre o estado de Santa Catarina.
A professora Ivana, da 3ª 2 e 3ª3, apresentou aos pais de seus alunos os objetivos e as orientações para o novo ano letivo. Quando ela falou sobre a avaliação descritiva, os pais não foram muito a favor. Segundo ela, eles alegaram que gostam de receber o boletim no final do bimestre com as notas do filho. A professora de Artes, Patrícia, também esteve presente ao encontro.
A professora Jane, da 3ª e 4ª , falou aos pais de seus alunos sobre sua forma de trabalho, sobre o sistema de avaliação - inclusive sobre a avaliação descritiva para o terceiro ano. Orientou aos pais para acompanharem mais a vida escolar dos filhos, olhando os cadernos, cobrando responsabilidades, organizando um tempo para a realização dos estudos e das tarefas. Ressaltou também a importância de uma boa noite de sono e da conversa com o filho sobre o que acontece na escola. Pediu para os pais serem parceiros do professor na educação dos filhos.
A professora Francis, da 1ª série 1 e da 4ª 3, se apresentou e disse que é o seu primeiro ano na escola, leu uma mensagem de Paulo Freire, apresentou o seu plano de curso e orientou os pais a acompanhar e ajudar os filhos nos estudos.
A professora Ieda, do Pré-1 e Pré-2, montou a sala de uma forma diferente para receber os pais de seus alunos. Expôs os trabalhos da turma e entregou lembrancinhas produzidas pelos próprios alunos.
Falou como é a sua maneira de trabalhar e passou algumas orientações aos pais.