Seja bem-vindo ao blog do Izolete! Ele é essencialmente educativo, foi construído com o objetivo de divulgar as atividades realizadas em nossa escola.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Ponte da Rua Capinzal poderá demorar até seis meses para ficar pronta

Um dos assuntos da pauta da última reunião da APP foi o da ponte da Rua Capinzal, que foi parcialmente destruída pelas chuvas de novembro. No estado em que ela se encontra, nossos alunos, que moram nas proximidades, ficarão impedidos de vir à escola por aquele caminho. Terão que fazer um percurso um pouco maior - dar uma volta pela Rua Amazonas, Antonio Zendron e Emílio Talmann.

O presidente da APP, Orivaldo Gazaniga, levou o assunto até a Secretaria Municipal de Obras. Em reunião com o secretário Alexandre Linhares Brollo, Gazaniga recebeu a informação de que a ponte não ficou comprometida, e que as novas cabeceiras vão ser construídas pelo DEINFRA no prazo máximo de seis meses. Segundo o secretário, as prioridades são para as pontes que dão acesso às escolas.

Ele também solicitou a pintura das faixas de pedestres e a instalação do guard-rail no final da Rua Centenário, esquina com a Rua Adriano Schaefer, visando à segurança dos estudantes.

Com o início das aulas, a cena da foto acima também nos preocupa: algumas crianças tentando "dar um jeitinho" para passar de um lado para outro.

A obstrução da ponte não prejudica somente o acesso à escola, mas também o trânsito. Segundo alguns moradores da região "o perigo de acidentes aumentou, pois não há sinalização, a rua está pela metade e os motoristas que sobem não tem não tem visibilidade dos que descem".

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Reforma da escola só terminará em março


As aulas iniciam-se dia 25, mas a reforma da escola tem previsão para acabar somente no final do mês de março, segundo informa o senhor Valmor Cipriano, mestre de obras da empresa contratada Prosil – Assessoria Projetos e Construções Ltda.
Toda a área que oferece serviços aos alunos, como a cozinha, o refeitório, a cantina, os bebedouros, o depósito, a lavanderia, o pátio coberto e os banheiros está isolada e passando por reforma.

Mesmo assim, a diretora afirma que os alunos não serão prejudicados, pois a cozinha e o refeitório vão funcionar provisoriamente na sala de artes e os bebedouros com água gelada já foram instalados em outro local. Quanto aos banheiros, os alunos irão usar os que já existem no ginásio.

Esta reforma estava prevista para acontecer no período das férias escolares, mas como a escola estava servindo de abrigo para os desalojados das fortes chuvas de novembro, só pôde ser iniciada no dia 5 de fevereiro.

O senhor Valmor disse que ele e mais seis funcionários irão trabalhar, em sistema de revezamento, também durante o período do carnaval para entregar a obra no prazo.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Palestra com Hamilton Werneck abre o ano letivo das escolas estaduais de Blumenau



Professores e profissionais da educação estadual de Blumenau e região participaram na manhã de 16 de fevereiro, no Teatro Michelangelo da Uniasselvi, da solenidade de abertura do início do ano letivo, promovido pela Gerência Regional de Educação de Blumenau.
Paulo França, secretário de Estado do Desenvolvimento Regional de Blumenau, ressaltou em sua fala que 2009 será um ano de reconstrução e Simone Malheiros, gerente regional de Educação, se referiu ao desastre natural que ocorreu em Blumenau nos levando a refletir sobre a importancia do ser e não do ter.
O evento contou com a palestra “A valorização do Professor”, ministrada pelo professor Hamilton Werneck, pedagogo, especialista em educação, escritor e conferencista, com 21 livros publicados e 7 DVDs educativos.

Solidário aos últimos acontecimentos ocorridos na região e pela primeira vez em Blumenau, o professor Hamilton resumiu em duas palavras a percepção contrastante que teve ao chegar na cidade: “beleza x catástrofe” e pronunciou uma frase bastante significativa: “Não importa o que fazem comigo, importa o que faço com o que fazem comigo.”

Ressaltou, em sua palestra, a importância da função do professor como agente de transformação da sociedade, principalmente o professor do ensino fundamental das séries iniciais, muitas vezes chamado pela alcunha de “professorinha”.

Debateu quatro pilares para melhorar a escola de nossos dias: adequação do conteúdo ao desenvolvimento psicológico da criança; mais tempo da criança na sala de aula; formação continuada; melhoria do salário do professor. Também, nos deu dicas de como ter uma boa atuação em sala de aula sem precisar de muitos recursos.
A nossa escola participou com a presença da diretora e dos professores.

O início do ano letivo para os estudantes das escolas estaduais de Blumenau será no dia 25 de fevereiro.
Texto: Regina Dias
Fotos: enviadas por Aline Soares - Coordenadora de Imprensa da Secretaria Regional de Blumenau